Essa nova forma de habitação já
existe aqui em Cascavel, e tem boa aceitação para fins comercias
Pouco provável seria
imaginar tomar café dentro de um contêiner no centro de Cascavel. Essa ideia inusitada
é a aposta do empresárioAndré Peres de Magalhaes, 33, que em plena Avenida
Brasil, trouxe a estrutura de metal para abrir o próprio negócio. “Um amigo
compartilhou a ideia: só abri [o café], abasteci a geladeira e comecei a
trabalhar”, diz o jovem empreendedor.
O café dentro do
contêiner faz parte de uma franquia que aposta justamente neste diferencial que
impressiona os consumidores. O empresário, que é o arrendador de uma lanchonete
no centro da cidade diz que optou por essa estruturapor causa de uma
boaoportunidade, uma ideiae com a ajuda financeira um amigo empresário, que
entregou o container pronto. André conta que optou pelo arrendamento, pois o
custo era menor. “O aluguel era de R$ 5.000 por mês, por seis meses, e depois o
custo baixou para R$ 3.000”. Com um ambiente despojado e simples, André espera,
assim como todos os empresários, o sucesso, apostando, assim, no diferencial
que os contêineres oferecem ao seu empreendimento. Os clientes podem desfrutar,
além da boa comida, um ambiente diferente e agradável; com direito à vista do
movimento da Avenida Brasil.
Mas os contêineres não
estão restritos apenas ao tradicional cafezinho. A moda, agora, é hamburgueria
dentro da estrutura de metal. Essa é a aposta doeconomista Rui Eduardo São
Pedro. Ele largou a carreira de professor da Univel para apostar no
empreendimento, que fica localizado no Bairro Santa Cruz. Rui disse que optou
por esse tipo de construção pela praticidade, agilidade, custo baixo e por ser
um produto de época; “é da moda”; frisou, também, que é uma forma de contribuir
com o meio ambiente, pois é um material descartável. A hamburgueria de Rui
contou com o uso de seis contêineres convencionas, sendo que dois deles ficaram
sobrepostos entre os outros quatro. O trabalho de acabamento deixa clara a
lembrança dos contêineres de uma maneira mais rústica e moderna.
Hoje, esse tipo de
estrutura de metal transporta todo tipo de produto das rodovias até os portos e
é usada em projetos arquitetônicos, que tem como base a praticidade e a
sustentabilidade. "É uma solução mais rápida, prática e mais barata do que
construir em alvenaria” diz a arquiteta Ana Cristina Pereira, 51, que já
recebeu projetos com essa temática. Para começar a construir é preciso tomar
cuidado com a escolha do material;“não é qualquer contêiner que serve para ser
usado como moradia, comércio ou serviços, como as utilizadas pela UPP no Rio de
Janeiro (Unidade de Polícia Pacificadora); têm que ser aqueles que não foram
usados para transportar materiais tóxicos ou contaminantes ao contêiner”.
Em projetos com cara
mais rústica, como o projeto do Professor Rui, a pintura é feita diretamente
sobre o contêiner. Vale ressaltar que os materiais de acabamento, tanto de parede,
quanto de piso e teto são os convencionais usados em qualquer obra. “E ao
utilizar esse produto, estamos colaborando com a sustentabilidade, reciclando
algo que deixou de ser útil para determinado setor e agora útil para outro”.
- Os porquês de se usar o contêiner na sua obra:
- “além da pessoa estar reciclando um objeto, pois após seuuso comercial ele é descartado. Outro beneficio é a respeito da legislação, ainda há pouco sobre construção com container, o que facilita e viabiliza seu uso”.
- Outro ponto chamativo e que faz a diferença em qualquer tipo de construção, é o custo baixo como cita o arquiteto João“esse tipo de obra gera pouco resíduo que terá de ser descartado deixando o custo da obra ainda mais barato”.
- Ana ainda conta que, além da sustentabilidade, os projetos que envolvem o uso dos contêineres são muito mais rápidos do que as obras convencionais, e que a durabilidade desse tipo de construção pode ultrapassar os cem anos, com os devidos cuidados como de uma residência normal de alvenaria.
- “esse gênero de arquitetura moderna, além de atrativa, conta com pouca manutenção” ressalta João.
Um contêiner totalmente
modificado pode custar em torno de R$ 20.000, com acabamentos essenciais; já um
contêiner sem modificações pode sair por R$3.000;Existem no Brasil empresas
especializadas em venda de contêineres pré-modificados, com custos mais
acessíveis, e à pronta entrega.
A maioria dos
contêineres é trazida dos portos de todo o Brasil; no Paraná, o próprio porto
de Paranaguá, vende algumas unidades fora de uso. Os valores variam de acordo
com o tamanho e a situação estrutural do contêiner, mas partem de R$ 2.500
chegando R$ 6.500 sem o transporte.
(foto: Guilherme
Aldenucci. Construção feita a partir de contêineres. Hambúrgueria localizada no
bairro Santa Cruz Cascavel-PR).
(foto; Guilherme
Aldenucci. Construção feita à partir de contêineres, ambiente interno da
hambúrgueria localizado no bairro Santa
Cruz Cascavel-PR).


0 comentários:
Postar um comentário