quinta-feira, 25 de maio de 2017

A notícia é verdadeira ou falsa? Não importa mais!


Os conceitos sobre notícias falsas na internet tinham um significado um tanto quanto diferente até o início deste ano. Até então, o termo era utilizado para contar mentiras, sejam elas para prejudicar ou beneficiar alguém. Muitas vezes, as notícias falsas eram somente pela “zoeira”. Percebo que isso mudou drasticamente com a eleição do novo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Esse fato que afetou totalmente a formação de opinião de um povo que é considerado democrático.

Acompanhando notícias do mundo a fora, percebi que todas as notícias que eram veiculadas na mídia e que não condiziam com os ideais políticos de Trump e sua turma, eram considerados pelos mesmos como notícias falsas. O próprio presidente confirmou o fato afirmando que qualquer pesquisa negativa sobre seu governo era falsa.

Tal falácia acabou contradizendo a ideia que eu tinha sobre notícias falsas na internet. Hoje, não é mais possível diferenciar uma notícia real de uma notícia falsa. Um ótimo exemplo é a nova fase da Operação Lava Jato. As informações voam de um lado para o outro, mas nenhuma é 100% concreta. Se antes já era fácil ser persuadido por uma notícia tendenciosa quem falta com a verdade para iludir o leitor, hoje em dia, está praticamente impossível se livrar da bendita dúvida.

Isto posto, uma dica preciosa que aprendi na faculdade: verifique a fonte, procure outras fontes, analise os princípios ideológicos do veículo de comunicação da qual está vendo a notícia, para depois, com seus próprios conhecimentos de mundo, julgar se a notícia é verdadeira ou não. Limitar-se ao “eu vi no Facebook” é tolice e, infelizmente, é o que mais se percebe nos dias atuais.

0 comentários:

Postar um comentário