sexta-feira, 19 de maio de 2017

Ser mulher


Estive refletindo hoje e cheguei à conclusão de que ser mulher é muito difícil. Não digo isso apenas da boca para fora, muito pelo contrário, pois eu vivencio isso todos os dias.

Ser mulher é estar sempre arrumada. Cabelo bonito, sobrancelhas feitas, unhas pintadas, depilada, maquiada, com um perfume cheiroso, uma roupa elegante ou então moderna, sapatos novos, utilizar acessórios – brincos, colar, anéis, bolsa –, e depois dessa arrumação toda, estar sempre de bom humor.

Mas calma, comecei falando apenas do “look”. Nós, mulheres, temos que ter, para seremos consideradas “bonitas”, uma barriga chapadinha, bumbum sem celulites, coxas duras, seios generosos e, de preferência, uma pele bronzeada.

Esse modelo citado agora é o que a maioria das pessoas idealizam e se esforçam para ser. Milhares de mulheres se cobram e frequentam todos os dias lugares, como: academia, salão de beleza, restaurantes fitness, clínica de estética, etc., para poderem atingir esse padrão de beleza.

Além de ter essa obrigação de sermos perfeitas externamente, temos também que ter a nossa personalidade e hábitos de acordo com o que as pessoas julgam como correto e belo. Por exemplo, ser simpática, não falar palavrão, ter postura para andar e sentar, não ser sincera com os outros – sempre disfarçando ou evitando falar aquilo que realmente quer –, saber cozinhar, limpar a casa, cuidar de crianças, ter habilidades na cama e saber agradar a todos (principalmente, os homens).

O tema do machismo enraizado na nossa sociedade já está sendo mais discutido pelas pessoas. Mas, ao mesmo tempo, que os jovens de hoje conversam sobre o assunto, esses mesmos jovens tem, por muitas vezes, atitudes machistas, que de alguma forma prejudica a mulher ou a sua imagem perante os outros.

Sair na balada é quase que um desafio. Não pode beber demais, é feio. Não posso dançar livremente, não é agradável. Não é de boa moral ficar com alguém que você está afim, porque menina de família não faz isso. Pegar carona com um homem? Deus me livre! Vão pensar que você é uma mundana. Sexo então? Nem fale sobre isso, vão achar que você é experiente nesse assunto, ou seja, puta.

As exigências e proibições que caem perante a mulher são inúmeras, que faz com que nos obriguemos a segui-las, para não acabamos com a nossa reputação. Aí, sempre tem alguém fazendo piadinhas de que “ser mulher é fácil”. E eu lhe pergunto, é mesmo?

0 comentários:

Postar um comentário