sexta-feira, 9 de junho de 2017

A procura dos likes nas redes sociais


Você já fez alguma postagem pensando na quantidade de curtidas, visualizações ou comentários que iria ter? Confesso, que até eu já cai nessa armadilha de pensar nisso antes de fazer alguma postagem, o que é um grande erro, porque, invés de você pensar no conteúdo que está veiculando, pensa em status e popularidade.

Um recente estudo feito pela Sociedade Real para Saúde Pública (RSPH, em inglês) na Grã-Bretanha, apontou o Instagram como a pior rede social para os jovens. Na pesquisa, foram ouvidas 1.479 pessoas com idade entre 14 e 24 anos. Eles avaliaram o aplicativo sucessivo para aumentar a ansiedade, depressão, solidão, bullying e imagem corporal. A pesquisa afirmou que "as redes sociais podem estar alimentando uma crise de saúde mental" entre jovens.

O Facebook também não sai ileso, a grande maioria dos usuários realmente usam a rede social como uma vitrine da sua vida, mas aqui caímos no erro novamente. Será que tudo aquilo que é postado é realmente verdade? Será que é necessário postar tudo o que acontece em sua vida, como se você tivesse que provar para o mundo que sua vida é maravilhosa?. No dia 4 de maio deste ano, o Facebook confirmou que o total de pessoas que utilizam a rede social são 1,94 bilhão de pessoas.

Já o Snapchat foi criado para envio de fotos privadas e íntimas, tendo vista que elas somem depois de 24 horas ou quando mandadas do privado, só é possível visualizar uma vez. Porém, a maioria das pessoas está usando desse meio de comunicação como uma forma demonstrar o que estão fazendo durante às 24 horas do dia. Aqui caio na incógnita novamente, será que é relevante você postar a todo o momento o que está fazendo ou até comendo?

O Twitter é um veículo que já teve uma grande ascensão, mas que com o crescimento do Instagram e do Snapchat, está decaindo. Uma pesquisada postada pelo site G1 demonstra que o Twitter tinha 136 milhões de usuários ativos em 2016 contra 150 milhões de usuários do  Snapchat.

Eu não quero apenas criticar essas redes sociais, até porque, sou uma comunicadora e preciso utilizar desses meios, mas o que me preocupa é essa exposição toda, onde as pessoas se preocupam mais em serem vistas nas redes sociais do que na vida real. Para muitos, é mais importante fazer postagem, do que praticar uma boa ação.

Essa exposição nos jovens também faz com que, em muitos casos, eles percam um tempo precioso, porque ao invés de estudarem, lerem um livro, irem passear no parque, preferem ficar em seus quartos mexendo nas redes sociais. As redes sociais estão aí com o objetivo de criar uma relação a mais com as pessoas e não esquecer as outras formas de se comunicar. Por isso, tome cuidado como você está usando as redes sociais e o que está postando nelas!

0 comentários:

Postar um comentário