sexta-feira, 2 de junho de 2017

O fim dos taxistas ou o início de uma rivalidade?



A tecnologia vem para mudar a vida das pessoas e beneficiar a sociedade sem que seja moldada por forças de estruturas sociais e tecnológicas existentes, como: valores morais e também valores em reais cobrados por um serviço. O contrário também molda a sociedade por forças inerentes às mesmas: expectativa de retorno financeiro de investimentos em desenvolvimento e assertividade ao desejo do público usuário no seu dia a dia. O encontro dessas forças também ocorre resistências de outros interessados gerando controvérsias, inaugurando debates públicos, os quais acontecem em torno do aplicativo para celular Uber. Isolados, os aspectos tecnológicos e conceituais do software em si, extremamente simples, podem acorrer disputas ajuizadas de intensos protestos de taxistas em cidades de Cascavel por causa de um simples aplicativo que tem mudado a vida de muitos usuários do Uber no estado do Paraná e de muitas capitais do Brasil que já oferecem esse serviço, a exemplo de Londrina, Maringá, Curitiba e, agora, muito em breve, em Cascavel.
Todas as cidades com culturas diferentes têm em comum a regulação local da atividade de transporte de passageiros diferenciados. Ainda em comum, são cidades de economia capitalista que constantemente direta ou indiretamente, fazem o certo ou errado para prezar pela autorregulamentação dos serviços oferecidos, pela geração de valor a partir do conhecimento, pela produtividade, pela inovação e tantos outros valores consolidados para quem precisa de um transporte de qualidade, ao que parece o aplicativo tem obtido sucesso em todas as cidades onde o aplicativo foi implantado.
A história mostra que as tecnologias não são totalmente negativas ou positivas na sua fusão com a sociedade, mas tem sido um exemplo relevante que foi desenvolvido com finalidade de beneficiar muito a quem precisa de um serviço de taxi mais barato. O sistema é semelhante à carona. O Uber seleciona motoristas particulares e oferece cursos e treinamento intensivo. Uma vez recebida a certificação, esses motoristas que não são profissionais também podem acomodar seus usuários. Todo trabalhador do Uber têm uma ficha com nome, foto, matrícula, automóvel usado e comentários dos passageiros. O usuário tem a opção de fazer uma busca pelo sistema para ver onde tem um Uber mais perto, graças à localização, é possível rastrear o veículo no mapa em tempo real. Finalmente, após a corrida, você pode escrever uma crítica à corrida e avaliar o motorista. Os condutores também podem avaliar seus clientes.

Um comentário:

  1. Faça seu próprio horário
    Ganhe o quanto precisa!

    A inscrição é fácil

    Registre-se hoje e você vai estar na estrada rapidamente. Além disso, se inscrever leva menos de 4 minutos. Não espere para começar a ganhar muito dinheiro com seu carro.

    https://goo.gl/Skoeyw

    ResponderExcluir