quarta-feira, 21 de junho de 2017

Intolerância não é frescura


- Oi, tudo bem? Aceita um empanado?
- Não, obrigada.
- Um bolinho?
- Não, não, estou sem fome.
- Uma cerveja, então? Todo mundo gosta de cerveja!
- Não, eu não bebo cerveja. Tem glúten.
- Nossa, que frescura, quer ser fitness? Risos.
- Não, é que eu tenho intolerância...
- Capaz menina, mas nenhum pouquinho? Vamos, só hoje não vai fazer mal...

São situações como essa, muito complicadas por sinal, das quais eu passo todos os dias. Sou celíaca, portadora da doença que faz o corpo agir ao glúten – que está presente no trigo, centeio, cevada e aveia –, de forma negativa, criando anticorpos para combatê-lo e destruindo a flora intestinal.

O que mais me deixa indignada é que muitas pessoas não entendem que a restrição ao glúten que essa doença exige é para sempre, não existem exceções ou então o famoso “só hoje não vai fazer mal”.

Quanto mais o glúten é consumido no corpo de um celíaco, mais a flora intestinal é prejudicada, acabando com a absorção de proteínas necessárias para manter o organismo funcionando.

Algo que me frustra é o descaso das empresas com pessoas portadoras dessa doença, que precisam se alimentar sem serem contaminadas por esse veneno. Atualmente, a doença celíaca está ganhando mais importância, tendo produtos diferenciados e sem contaminação nos mercados, mas custam o dobro do preço.

Porém, restaurantes, bares, padarias, entre outros, não tem o bom senso de que pessoas celíacas também querem comer fora, sair para jantar, ou então saborear algo diferente. Já me acostumei a sair com os meus amigos e familiares e ficar sem poder comer nada, consumir apenas um suquinho enquanto os outros se deliciam com comidas que contém glúten ou contaminação cruzada.


Contudo, penso que ainda há uma grande falta de informação nas empresas e também para as pessoas a respeito dessa doença. Todo cuidado é pouco para um celíaco não se contaminar, saber que os sintomas são graves e que intolerância ao glúten não é frescura, deveria ser de conhecimento de todos.

0 comentários:

Postar um comentário