quarta-feira, 21 de junho de 2017

Alienação: a mídia e suas influências

A tecnologia tem um papel muito importante nos dias de hoje. Tudo o que está relacionado à mídia é imposto para a sociedade e, mesmo causando certo espanto, as pessoas abaixam a cabeça, aceitam e desejam tudo o que está em alta. Isso varia desde um celular, carro do ano ou até uma nova coleção de sapatos.
Alguns procuram apenas por status, assim como está escrito em um trecho de uma música: “mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer, reinstalar o sistema. Pense, fale, compre, beba, leia, vote, não se esqueça, use, seja, ouça, diga, tenha, more, gaste, viva”. É possível perceber a imposição da mídia na vida das pessoas que, para serem “aceitas”, fazem exatamente o que é determinado. E com isso surge a pseudo-felicidade.
A alienação é um fator preocupante, mas ninguém pensa nas consequências, simplesmente querem estar no status mais alto da sociedade para se encaixar no ambiente de convívio de determinados grupos. A busca pela felicidade está apenas no valor material, a consciência do ser humano remete a felicidade apenas dos produtos adquiridos e carregar o destaque de “ostentação”. Pagam qualquer preço para ter reconhecimento.
Pode-se perceber que as propagandas criam uma “vida de mentira”, demonstrando uma falsa realidade. As mulheres, por exemplo, não terão o cabelo como da atriz que estreou o comercial da nova linha de xampus. Com tanta alienação, muitos gastam o que não tem. O carro novo não vai te fazer mais rico, apenas te deixará com meses e meses de dívidas, mas ainda assim a pessoa precisa ter o produto para ter renome.
A tendência é implantar, cada vez mais, modelos e padrões. A chuva de propagandas e comerciais fazem com que as pessoas fiquem obcecadas, assim, o ego fala mais alto e faz com que todos se adaptem a esse padrão. É perceptível que a mulher é o alvo mais usado na mídia e, por esse fator, novas ideologias, valores e modelos são criados, mesmo não representando todas elas, é imposto que aquilo é o “ideal”.

A velocidade com que essas propagandas atingem o público é assustadora. Em questão de segundos milhares de pessoas são alcançadas com esses anúncios, sejam de padrões de beleza, conforto ou ostentação. A presença da televisão nas casas dos cidadãos chega a quase ser unânime. A mídia está em todos os lugares, ditando regras, costumes e padrões de vida e consumo.

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