sexta-feira, 23 de junho de 2017

Seja você, só assim a felicidade será plena


O que é beleza para você? De acordo com o dicionário Aurélio, beleza é perfeição agradável à vista, e que cativa o espírito, mulher formosa. Aqui começamos a discussão, porque a sociedade insiste em tachar formas de beleza, como uma forma de unir o capitalismo com a beleza. Quantas marcas de xampu são atreladas as modelos, atrizes, cantoras de sucesso? Podemos afirmar que 99,9% seguem essa regra. Isso como uma forma de induzir o consumidor ao pensamento do tipo “se você usar essa marca vai ter um cabelo igual ao dela”.
Outra forma de universalizar a beleza são os concursos de Miss, onde as candidatas devem sem magras, altas, com traços marcantes. Claro que eles avaliam presença no desfile, conhecimento de mundo e linguagem, mas só pelo fato de, por exemplo, para você participar do Miss Universo tem que ser super magra é uma grande identidade que se assume, que para as pessoas com maior peso não tem sentindo algum.
Parto do pensamento de Platão que o bonito é particular, porque tanto que uma pessoa pode achar uma Miss bonita e outra não partir do mesmo pensamento. Outro fator que atrelamos a esses concursos, é o fato das candidatas estarem sempre atreladas a dietas mirabolantes para manter a forma. E por aqui entra outra forma de consumo, onde muitas pessoas na tentativa de se parecer com tal pessoa se submetem e inúmeras cirurgias, dietas, academia, entre outros. Claro que cuidar da aparência e da saúde é fundamental, mas isso não deve ser a causa de felicidade.
Se isso estiver ligado à felicidade, você corre o risco de passar a vida inteira tentando mudar o seu jeito de ser e, quando percebe, deixou de ser feliz por isso. É positivo você ter alguém que seja uma amiga, uma atriz, cantora ou uma modelo que te inspire a chegar ao objetivo, mas a busca em seguir o mesmo caminho de tal pessoa será à toa. O ser humano é único, cada um tem sua personalidade, o seu jeito de ver o mundo, de cuidar de si.
O Ideal, como diz a música da Pitty, é “seja você mesmo que seja estranho, seja você”. Não siga as regras da sociedade se aquilo não faz parte da sua personalidade, principalmente, sobre a beleza, porque você cometerá um grande erro, de ao invés de agradar e ser feliz consigo, tentará ser feliz sobre o que a sociedade dita, deixado de lado o “eu único” que cada um carrega.
Termino com esses trechos da canção Máscaras da cantora Pitty: Diga, quem você é me diga\Me fale sobre a sua estrada\de conte sobre a sua vida\ Tira, a mascara que cobre o seu rosto\Se mostre e eu descubro se eu gosto\Do seu verdadeiro jeito de ser\Ninguém merece ser só mais um bonitinho\Nem transparecer consciente inconsequente\Sem se preocupar em ser, adulto ou criança\O importante é ser você, mesmo que seja, estranho\Seja você, mesmo que seja bizarro\\.


0 comentários:

Postar um comentário