quinta-feira, 6 de julho de 2017

Eu também tenho direito


    São várias as indagações que podem ser trazidas à análise sobre a exclusão social e o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. Pesquisa apontada pela revista Exame em 2017 mostram que os locais com maiores índices de exclusão social no brasil está na ponta superior do mapa, Norte, Nordeste e Noroeste são os principais afetados. E qual é o maior problema? São muitos, praticamente impossível citar todos. Os que mais se destacam são a pobreza e a falta de saneamento básico.

    De acordo com a Lei 11.445/07, a Lei Federal do Saneamento Básico, todo cidadão tem direito a água potável, esgotos sanitários, águas pluviais urbanas, entre outros benefícios que deveriam ser concedidos pelo Governo. O fato é que isso infelizmente não acontece em grande parte do nosso amado país. Principalmente nas regiões antes citadas. É claro que os problemas não se limitam somente a estes locais, todos os cantos do Brasil estão sujeitos a estas falhas do Governo.

    Cabe a pergunta, e onde fica os direitos humanos no Brasil? É um questionamento que ainda não tem resposta. Não tem como não associar o atual estado da política brasileira, o caos que está sendo exposto com a Operação Lava Jato, mostrando a verdadeira face dos nossos representantes. Com toda essa roubalheira fica fácil imaginar porque não há dinheiro para resolver os problemas de exclusão social. Se esse dinheiro que só serve para encher os bolsos dos nossos homens de terno fossem aplicados de maneira justa, imagine as enormes possibilidades. Poderíamos até cogitar virar um país desenvolvido, assim como o Estados Unidos.

    Outra situação que ocorre muito no Brasil é quanto a xenofobia, principalmente com os haitianos que vêm para o nosso país em busca de melhores condições para suas famílias. Estes acabam ‘quebrando a cara’ ao serem submetidos a condições de vida ainda mais precárias do que em seu país de origem. O Brasil anda tão em decadência que eu arrisco dizer que daqui há alguns anos, seremos nós brasileiros que estaremos viajando para o Haiti em busca de emprego e de uma vida melhor.

0 comentários:

Postar um comentário