segunda-feira, 3 de julho de 2017

Pequenas mudanças, grandes diferenças


Desde muito pequena, eu fui criada com um olhar “socioambiental”. Meus pais me ensinaram a economizar energia, fechar a torneira ao escovar os dentes, entre outros hábitos que me ajudaram a crescer pensando mais no meio ambiente.

Com o passar dos anos, a nossa família foi se preocupando mais com o destino que toma o nosso lixo. Até os dias de hoje separamos o lixo orgânico do seco – esse lixo reciclável é levado por uma empresa de um programa da prefeitura, encarregada de recolher o material reaproveitável das residências –, e também levamos as pilhas, baterias e outros materiais tóxicos em lugares adequados para o descarte.

Os nossos CD’s velhos foram reutilizados, em dezembro do ano passado, como enfeites da árvore de natal. Caixas e outros produtos de papelão entregamos para os “catadores” que passam na frente de casa. Eu adquiri o hábito de andar de bike ou a pé, ao invés de ônibus ou carro (isso quando não está chovendo).

Para você ter uma ideia, nem o lixo orgânico é totalmente jogado fora! O que sobra de arroz, feijão, pão e massas é levado para as “popós”: Lindinha, Florzinha e Docinho (nossas três galinhas), e o que sobra de fruta, verduras, legumes e cascas é destinado ao nosso coelho José.

Minha mãe é apaixonada por árvores e flores. Apaixonada mesmo! Temos uma árvore enorme na calçada da frente, uma que produz flores no jardim e uma frutífera (acerola) no quintal dos fundos. Sim! Odeio suco de acerola porque tomo isso desde a minha infância.

Flores e plantas tem em grande quantidade – e em vários estilos –, tanto dentro como fora de casa, me sinto em uma mini floresta, às vezes, mas admito que esse amor pela natureza que minha mãe tem é uma coisa boa.

Agora, não só pela reeducação alimentar, mas também visando a saúde, nós tentamos comprar produtos orgânicos, livre de agrotóxico ou conservantes. São produtos um pouco mais caros, mas que ajudam muito na saúde do nosso organismo.


Creio que você percebeu que pequenas atitudes e mudanças de hábitos, como eu e meus familiares fazemos, ajudam o meio ambiente e são importantes. Sem perceber, você melhora a sua vida e a de todos que estão ao seu redor!

0 comentários:

Postar um comentário