quarta-feira, 5 de julho de 2017

Os acordes e as vozes da catarse

Estou no meu carro, no trânsito em meio a cidade, e para que o tempo voe e o tédio não me consuma decido então ligar o rádio. É quando ouço a seguinte frase de forma cantada  "você fica linda usando qualquer coisa” a melodia é calma e o tom marcante, a interprete é uma mulher de timbre forte, mas não está sozinha uma outra voz feminina lhe acompanha. A emoção daquela canção e as verdades ali ditas me impressionaram. 
Que coisa linda aquele papo "de mulher para mulher". A canção termina surge o intervalo, então eu mudo de estação e eis que uma outra cantora lança ao meu ouvido "deixa mesmo de ser importante, vai deixando a gente pra outra hora e quando se der conta já passou quando olhar pra trás
 já fui embora". Ual! Que poder!  Sabe quando seu coração fica quentinho? Quando alguém diz exatamente o que você pensa? Que experiencia deliciosa, senti vontade de cantar junto e descobrir o que mais elas tinham a dizer. Decidi passear pelas frequências do rádio e constatei o que não é mais segredo: elas estão em todas! 
São Marílias, Naiaras, Maiaras, Maraísas, Simones, Simárias que representam as Joanas, as Camilas, as Julianas representam todas elas, sem exceção! Algumas letras falam da mulher apaixonada que faz loucuras por seu amor, outras retratam a decidida que toma as rédeas da vida e domina todas as situações, fala das amantes, das amadas, das infiéis... Ah e também fala das indecisas que não sabe mais se casam ou continuam com "rolos" rsrsrs. 
Nessa constatação volto a ter novamente aquela sensação gostosa de coração quentinho. A que ponto finalmente chegamos! Afinal  Ela sempre inspirou incontáveis  letras de  música, os acordes recorrentemente acompanhavam dizeres sobre seu corpo,seu jeito, seus “modos”. Culturalmente, durante anos, as canções retrataram a mulher como objeto, propriedade, como um ser submisso, vulnerável ou inferior. Mesmo as renomadas letras da bossa nova exaltavam o corpo, apenas, ou você acha que a "coisa mais linda mais cheia de graça" é a personalidade e o talento daquela menina que vem e que passa? Acredite, ele provavelmente estava falando do bom "balanço" a caminho do mar se é que você me entende.
E agora estamos aqui com elas compondo, cantando e arrebentando com enormes tabus. As cantoras quebram os ridículos padrões até então impostos. Não são magérrimas e pouco ligam para o que dizem do corpo delas, o foco é o conteúdo.As poderosas como num time de heroínas tomaram os microfones, suas doses nos bares, suas decisões nos relacionamentos, nos trabalhos  e começaram passar a limpo nossa história – Cantando. Tais ideais divulgados por ritmos populares, conquistando todas as gerações e ensinando um pouco a versão feminina dos fatos que até então não era notada.E eu vivi pra ouvir isso! Maravilhoso. Trago verdades: não adianta chorar pois não tem mais volta agora é que são Elas dominam as paradas de sucesso e suas mentes, dominam a internet e até aquele tedioso programa dominical da TV elas estão em todas e esse caminho não tem mais volta. Aceita que dói menos e não chora não coleguinha rsrs. Vida longa ao Feminejo. Porque eu adooooroh!  


0 comentários:

Postar um comentário